Nos 16 trabalhos que compõem a Revista nº 32, divididos em quatro seções – artigos doutrinários, peças processuais, pareceres e, por último mas não menos importante, teses e práticas fluminenses premiadas no XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (2022) –, o que sobressai é o compromisso visceral da instituição, imposto constitucionalmente, com as demandas das pessoas e grupos vulneráveis, no contexto de um país tragicamente desigual.
LEIA MAISA Revista nº 31 é dedicada ao Defensor Público Antonio Carlos de Oliveira, que faleceu, precocemente, em 06/06/2021. Antonio Carlos orgulhou profundamente a instituição. Muito combativo, destacou-se atuando em um dos lugares mais carentes do Estado, a Baixada Fluminense. Imenso é o legado que deixa – de honradez e amor à defesa das pessoas necessitadas.
LEIA MAISCom quase 400 páginas, a publicação reflete como a pandemia impactou não somente o trabalho realizado pela Defensoria, mas também a vida dos usuários e usuárias da Instituição. Trata-se de um importante estudo sobre o acesso à justiça e a garantia dos direitos humanos nesta nova realidade em que estamos vivendo em todo o mundo. É a primeira vez, desde que começou a ser publicada, em 1988, que a Revista se concentra em um determinado tema.
LEIA MAISA Revista de Direito da Defensoria Pública do Rio de Janeiro nº 29 (2019), espelha bem o momento atual da instituição. Ao lado de textos dogmáticos de alta qualidade técnica, a Revista exibe, de maneira multifacetada, o enorme empenho da Defensoria em fazer valer a dignidade e os direitos fundamentais das parcelas mais vulneráveis da nossa sociedade, em meio a um contexto cada vez mais perturbador e propício a abusos de toda sorte.
LEIA MAISA Revista 28 é lançada em sintonia com a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tema que abre os trabalhos. A publicação traz 19 artigos entre eles três ensaios escritos por juristas convidados. E conta com o trabalho vencedor do Prêmio Fabiano de Carvalho Oliveira. Também fazem parte quatro peças processuais, utilizadas em atuações da instituição.
LEIA MAISRevista de Direito da Defensoria Pública dezembro de 2017.
LEIA MAISRevista de Direito da Defensoria Pública novembro de 2013.
LEIA MAIS